A prestigiada revista acadêmica Remate de Males (v. 46, n. 2) anunciou a abertura da chamada de submissões para o seu próximo dossiê temático, inteiramente dedicado à vida e à obra de um dos maiores expoentes da literatura brasileira: José de Alencar (1829–1877).
A organização do volume está sob a responsabilidade dos professores e pesquisadores Cleber Felipe do Amaral Felipe (INHIS/Universidade Federal de Uberlândia) e Jean Pierre Chauvin (ECA/Universidade de São Paulo).
O Legado de Alencar em Debate
Em apenas 21 anos de atividade literária intensa, José Martiniano de Alencar construiu uma trajetória extremamente prolífica e multifacetada, publicando 17 romances, 9 peças teatrais e inúmeras crônicas jornalísticas. Apesar do sucesso, sua carreira também foi marcada por intensas controvérsias intelectuais e políticas, com destaque para as cartas de teor ensaístico publicadas pelo autor entre 1865 e 1866.
O objetivo deste dossiê é reunir novas pesquisas, análises e reflexões críticas que dialoguem com a vasta fortuna crítica já existente sobre o autor, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
Linhas Temáticas Sugeridas
Os organizadores convidam a comunidade acadêmica a enviar artigos que abordem, prioritariamente, os seguintes eixos de discussão:
- O Romance de José de Alencar
- O Teatro de José de Alencar
- A Crônica de José de Alencar
- O ethos alencarino em sua autobiografia e correspondência(s)
- A Atuação política de José de Alencar
- A posição de José de Alencar na historiografia literária nacional
- Artifícios retóricos, temáticos e estilísticos na narrativa alencarina
Como Participar
Os interessados em publicar no volume devem submeter seus trabalhos respeitando as diretrizes de formatação e política editorial do periódico.
- Prazo final para envio: Até 15 de agosto de 2026.
Mais informações: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/announcement/view/736