17/06/2026

Quando se referencia um capítulo de livro onde o autor do capítulo é o mesmo do livro, qual sinal gráfico é usado após o 'In:'?

Quando se trata da elaboração de referências acadêmicas, especialmente em conformidade com as normas da formatação acadêmica, é comum surgirem dúvidas sobre o uso correto dos sinais gráficos. Uma situação recorrente ocorre quando o autor de um capítulo é o mesmo autor do livro em que o capítulo está inserido. Nesse caso, a estrutura da referência exige atenção especial ao ponto que sucede o termo “In:”.

O uso do “In:” tem a função de indicar que o texto citado faz parte de uma obra maior. Quando o autor do capítulo coincide com o autor do livro, não há necessidade de repetir o nome do autor após o “In:”. O que se faz, seguindo a padronização da referência bibliográfica, é colocar o título do livro imediatamente após o “In:”, separado por dois pontos. Assim, o sinal gráfico utilizado é o dois-pontos, que cumpre o papel de introduzir o título da obra principal, evitando redundância e mantendo a clareza da referência.

Esse detalhe é fundamental porque garante a precisão e a uniformidade exigidas pela norma ABNT. O emprego do dois-pontos após o “In:” não é apenas uma questão estética, mas sim uma convenção que assegura que o leitor compreenda que o capítulo citado pertence ao mesmo autor e está contido em sua própria obra. Dessa forma, a referência se mantém coesa e evita confusões que poderiam surgir caso se repetisse o nome do autor ou se utilizasse outro sinal gráfico inadequado.

Ou seja, sempre que o autor do capítulo for o mesmo do livro, o “In:” deve ser seguido por dois-pontos e, em seguida, pelo título da obra.

Exemplo: 

SILVA, J. Fundamentos da pesquisa científica. In: Metodologia da pesquisa acadêmica. São Paulo: Editora Acadêmica, 2020. p. 45-68.


Foto do Autor

Frederico Lima é graduado em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa), mestre e doutor em Letras (Literatura, Teoria e Crítica) pela UFPB. Também possui formação em Psicanálise e especializações em Teoria Psicanalítica, Literatura Brasileira, e Literatura Contemporânea.

0 Comments:

Postar um comentário

Por favor, não use o espaço de comentários para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores.