Revista Acervo lança dossiê sobre pasquins e a formação da esfera pública no mundo ibero-americano
A revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, anunciou a abertura de um dossiê temático que promete lançar luz sobre uma das formas mais intrigantes de comunicação política e social do passado: os pasquins. Intitulado “Papéis efêmeros: pasquins e comunicação em espaços públicos no mundo ibero-americano do século XVII ao XIX”, o dossiê será coordenado por dois especialistas de peso: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, professor do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Álvaro de Araujo Antunes, professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Os pasquins, escritos anônimos de caráter difamatório, mobilizador ou contestatório, constituem uma fonte histórica rara e desafiadora. De material frágil, sem autoria identificada e frequentemente destruídos por determinação legal, esses documentos só recentemente começaram a receber maior atenção da historiografia brasileira. Entre oralidade e escrita, privacidade e notoriedade, eles revelam práticas que subverteram o espaço público e afrontaram o poder regulador da Coroa e da Igreja. Em momentos cruciais, como a Conjuração Baiana (1798) e a Confederação do Equador (1824), os pasquins desempenharam papel mobilizador, expondo tensões sociais e políticas.
O dossiê busca explorar metodologias e teorias para compreender esses papéis efêmeros em Portugal, Espanha e nos territórios americanos de seus impérios, entre a formação e a dissolução da condição colonial. A proposta é destacar a efemeridade da escrita e sua contribuição para a constituição de uma opinião pública no mundo ibérico, fomentando o diálogo interdisciplinar entre história, paleografia, arquivologia e literatura. Ao examinar os pasquins, abre-se a possibilidade de entender como a circulação desses textos moldou fronteiras entre o privado, o público e o Estado, antecipando a emergência da esfera política impulsionada pela imprensa.
As submissões para o dossiê devem ser enviadas até 15 de janeiro de 2027, pelo site da revista Acervo, nas seções Dossiê Temático e Resenhas. A publicação ocorrerá de forma contínua entre maio e agosto de 2027. As contribuições precisam estar alinhadas ao escopo do periódico e seguir suas normas editoriais.
Mais informações e envio de trabalhos podem ser feitos pelo site oficial da revista: revista Acervo - submissões: https://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/announcement/view/128
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: revista.acervo@gestao.an.gov.br.
Postar um comentário
Por favor, use o espaço de comentários para responder ao post! Não utilize para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores. Os comentários costumam ser publicados imediatamente, a não ser que o sistema ache que se trata de um spam. Então você tem que esperar a aprovação da moderação. Ocasionalmente, posso ter que apagar alguns comentários, mas não por ponto de vista... apenas quando violam os pedidos acima. Evite utilizar itálico, nem que seja brevemente. Use asteriscos para dar ênfase. E não brinque com o formato mudando fontes, usando negrito ou tudo em maiúsculas. Dito isso, comente à vontade. Dúvidas, críticas, indicar erros, solicitação de informações etc. são bem-vindos.