A prestigiada revista Organon, editada no âmbito dos Estudos Linguísticos, anunciou a abertura da chamada de artigos para a sua 83ª edição, dedicada ao tema "Tendências recentes em linguística benvenistiana: os 60 anos da publicação de Problemas de Linguística Geral I". Sob a organização da professora doutora Heloisa Monteiro Rosário, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da professora doutora Gabriela Barboza, da Universidade Federal do Rio Grande, esta edição comemorativa celebra as seis décadas de lançamento da obra seminal de Émile Benveniste, um dos nomes mais destacados e influentes da linguística do século vinte.
O volume pretende oferecer um panorama abrangente sobre a atualidade e o alcance das contribuições benvenistianas para os debates contemporâneos. A proposta destaca Benveniste como uma figura incontornável tanto no processo de constituição da ciência da linguagem quanto na formação atual dos profissionais da área, ao problematizar a própria significância do linguístico e a responsabilidade social do fazer do linguista. Estudos recentes assinados por pensadores como Agamben, Dufour, Faraco, Flores, Mignolo e Viveiros de Castro demonstram como as proposições do autor transitam com vigor entre a tradição e a renovação do conhecimento, fundamentando pesquisas inovadoras que se desdobram não apenas nos Estudos Linguísticos, mas em diversos campos das Ciências Humanas.
A comissão editorial receberá contribuições que contemplem uma ampla diversidade de abordagens ligadas ao pensamento benvenistiano. Entre os tópicos de interesse estão a relação entre Saussure e Benveniste, o alcance das ideias do linguista nos debates atuais da Linguística Geral e da Antropologia da Linguagem, bem como o uso de suas fontes de pesquisa e manuscritos como aportes teórico-metodológicos. Além disso, a chamada contempla reflexões sobre o papel de Benveniste na formação docente e de pesquisadores na atualidade e o diálogo de sua produção com outras disciplinas humanas.
Os pesquisadores interessados em submeter seus trabalhos originais têm até o dia 8 de setembro de 2026 para realizar o envio através dos canais oficiais do periódico. O processo aceita artigos redigidos em português, francês, inglês e espanhol, promovendo uma discussão ampla e internacionalizada sobre a herança e os novos rumos do pensamento de Émile Benveniste.
Mais informações: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/announcement/view/2223
0 Comments:
Postar um comentário
Por favor, use o espaço de comentários para responder ao post! Não utilize para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores.