Pesquise

Revista de Comunicação e Linguagens abre chamada de artigos sobre cinema indígena e práticas audiovisuais nas Américas

A Revista de Comunicação e Linguagens anunciou a abertura de submissões para a sua edição de número 66, dedicada ao tema dos cinemas indígenas e das práticas audiovisuais contemporâneas nas Américas. A publicação busca reunir pesquisas e trabalhos que explorem as vertentes estéticas, políticas, históricas, sociais e ambientais dessas produções, abrangendo também a análise dos processos de criação, difusão e circulação do audiovisual feito por povos originários.

O escopo da chamada é amplo e contempla desde o cinema e o vídeo tradicional até conteúdos de caráter político compartilhados em redes sociais e produções artísticas exibidas em galerias e instituições. O número acadêmico propõe debates em torno de aspectos como a produção coletiva, a ligação entre o audiovisual e a defesa do território, as cosmologias da imagem e do som, a circulação por meio de festivais e projetos comunitários, além da relação entre arquivo, memória histórica e imaginação.

📖 Leia também: Como deve ser apresentado o título e o subtítulo de uma obra nas referências bibliográficas acadêmicas?

A convocatória está aberta para artigos de investigação originais e ensaios visuais redigidos em português, espanhol, inglês ou francês. Os textos selecionados passarão por uma avaliação por pares em regime duplo-cego. Os interessados devem enviar os manuscritos por meio do sistema OJS da revista até o dia 15 de janeiro de 2027, especificando a indicação da chamada no espaço destinado aos comentários do formulário.

A organização deste volume está a cargo dos pesquisadores Beatriz Rodovalho, da Sorbonne Nouvelle, Naara Fontinele, da Universidade de Picardie Jules Verne, e Edson Costa Júnior, da Universidade de São Paulo. De acordo com o cronograma oficial, a etapa de revisão ocorrerá de janeiro a abril de 2027, com a divulgação das decisões editoriais em maio e o lançamento oficial da edição previsto para junho de 2027.

Informar erros na informação: Reportar
Solicitar divulgação de chamada: Solicitar

Minhas indicações de leitura sobre o tema acima

    Capa do Livro 1
    FELIPE, Marcos Aurélio. Ensaios sobre cinema indígena no Brasil e outros espelhos pós-coloniais. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020.
    Comprar na Amazon

    Comprando pelos links acima, o editor recebe uma pequena comissão pela indicação, ou seja, você ajuda o blog a permanecer no ar sem pagar nada a mais por isso. Obrigado pelo apoio!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, não use o espaço de comentários para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores.

Direitos Autorais | Política de Privacidade| Termos de uso

// Copyright © Frederico Lima //Anime-Note//Powered by Blogger // Designed by Johanes Djogan //