Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Como fazer a quebra de página correta para iniciar um novo capítulo na ABNT?

Iniciar um novo capítulo em um trabalho acadêmico estruturado sob as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige atenção não apenas ao conteúdo, mas também à formatação rigorosa do documento. O principal objetivo de realizar a quebra de página correta é garantir que cada grande divisão do seu trabalho, como a introdução, os capítulos de desenvolvimento e a conclusão, comece sempre no topo de uma nova página, preservando a identidade visual e a organização do texto.

Para atingir esse padrão, o uso de múltiplos espaçamentos manuais, o conhecido ato de pressionar repetidamente a tecla "Enter", deve ser terminantemente evitado. Esse hábito empírico desconfigura o layout do arquivo sempre que edições posteriores são feitas, gerando deslocamentos indesejados nas seções seguintes. A técnica correta e profissional consiste em utilizar o recurso de quebra de página automatizado do seu processador de textos. No Microsoft Word, por exemplo, o comando pode ser executado rapidamente pelo atalho de teclado Ctrl + Enter ou acessando a guia de inserção de páginas. No Google Docs, a lógica permanece idêntica, sendo acessível pelo menu de inserção.

Além do início em uma nova página, a ABNT estipula regras específicas para a formatação do título do capítulo. O indicativo numérico, que acompanha o título da seção primária, deve ser alinhado à margem esquerda, separado do texto por apenas um espaço em branco, sem o uso de pontos, hífen ou traços após o número. Toda seção primária deve começar com a tipografia recomendada pelo manual da sua instituição, geralmente em negrito e caixa alta, posicionada a três centímetros da margem superior.

Nota de rigor técnico: Lembre-se de que a contagem das páginas começa desde a folha de rosto, mas a numeração aparente, com os algarismos arábicos no canto superior direito, só deve começar a ser exibida a partir da introdução, que é a primeira seção textual do trabalho.

Portanto, ao finalizar a escrita de um capítulo e antes de digitar o título do próximo, posicione o cursor imediatamente após o ponto final do último parágrafo e insira a quebra de página. Isso garantirá um documento fluido, estável e perfeitamente alinhado com o rigor exigido pelas normas científicas nacionais.

0 $type={blogger}:

Postar um comentário

Por favor, use o espaço de comentários para responder ao post! Não utilize para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores. Os comentários costumam ser publicados imediatamente, a não ser que o sistema ache que se trata de um spam. Então você tem que esperar a aprovação da moderação. Ocasionalmente, posso ter que apagar alguns comentários, mas não por ponto de vista... apenas quando violam os pedidos acima. Evite utilizar itálico, nem que seja brevemente. Use asteriscos para dar ênfase. E não brinque com o formato mudando fontes, usando negrito ou tudo em maiúsculas. Dito isso, comente à vontade. Dúvidas, críticas, indicações erros, solicitação de informações etc. são bem-vindos.