Em celebração aos 100 anos do nascimento do filósofo francês Michel Foucault, a Revista Mosaico anunciou a abertura de submissões para seu próximo dossiê temático. A publicação busca reunir artigos que explorem a fundo a vasta herança teórica do autor, cujas contribuições permanecem centrais para os estudos de poder, conhecimento, história das ideias e teoria social. O prazo final para o envio dos manuscritos é o dia 15 de outubro de 2026.
A proposta editorial acolherá pesquisas fundamentadas no pensamento foucaultiano ou que o tomem como objeto direto de análise, cobrindo pontos de continuidade, ruptura e balanços críticos de sua trajetória. Os trabalhos podem discutir a aplicação de conceitos clássicos como biopoder, arqueologia do saber, genealogia do poder, ética, subjetivação e as dinâmicas de vigilância no contexto contemporâneo.
📖 Leia também: Como fazer a referência de uma lei ou decreto federal segundo a ABNT?
Além disso, a chamada abrange investigações sobre os reflexos de sua teoria na política e na metodologia, debates que o situem entre o estruturalismo e o pós-estruturalismo, bem como abordagens voltadas às questões de raça, gênero, colonialidade, identidades e identitarismo. Pesquisadores interessados em submeter suas contribuições devem conferir previamente as diretrizes para autores disponíveis no portal do periódico antes de realizarem o envio dentro do prazo estipulado.
Escaneie para doar
0 Comments:
Postar um comentário
Por favor, use o espaço de comentários para responder ao post! Não utilize para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores.