A referência de uma tese de doutorado segue o modelo básico estabelecido pela NBR 6023 da ABNT para trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e TCCs). É essencial destacar a natureza do trabalho e a instituição onde foi defendido.
O formato geral da referência deve seguir o esquema abaixo, com o título em destaque (negrito, itálico ou sublinhado).
A sequência de elementos essenciais é a seguinte:
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho: subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou páginas. Tipo do trabalho (Grau e área de concentração) – Unidade de Ensino/Departamento, Instituição, Local de defesa, ano de defesa.
Exemplo Prático:
Vamos considerar os meus trabalhos como exemplos, seguindo a sequência TCC, dissertação e tese. No caso do TCC, irei mostrar como referenciar o trabalho disponível on-line:
SILVA, F. de L. Da letra ao inconsciente: dimensões do desejo perverso. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3086. Acesso em: 14 out. 2025.
SILVA, F. de L. Literatura e violência: efeitos do desmentido na contística de Rinaldo de Fernandes. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
SILVA, F. de L. O pudor da Esfinge ou, simplesmente, mais uma dívida/dúvida sobre as mulheres: um estudo da perversão feminina na literatura de Rinaldo de Fernandes. 2025. 304 f. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2025.