Anna Freud #1

“Às vezes a coisa mais bonita é precisamente a que vem inesperadamente e não merecida. Por isso, é algo visto verdadeiramente como um presente.”

Anna Freud


Frederico Lima #36

"O que eu sei é que nessa brincadeirinha, eu descobri que tenho uma necessidade absurda de você, mesmo que eu só consiga supri-la te admirando de longe, e eu te odeio por isso, com todas as minhas forças, mas te amo, ironicamente, mais do que tudo." 

Do livro Garota Labirinto, de Frederico Lima


Carl Gustav Jung #1

"Por toda a parte se levanta o problema de uma cosmovisão, o problema do sentido da vida e do mundo. Em nossa época, numerosas têm sido as tentativas no sentido de anular o curso do tempo e de cultivar uma cosmovisão de estilo antigo, ou seja, a teosofia ou, para empregarmos um termo mais palatável, a antroposofia. Nós temos necessidade de uma cosmovisão; em todo caso têm-na as gerações mais novas. Mas se não queremos retrogradar, qualquer nova cosmovisão deve renunciar à superstição de sua validade objetiva, e admitir que é apenas uma imagem que pintamos para deleite de nossa mente, e não um nome mágico com o qual tornamos presentes as coisas objetivas. A nossa cosmovisão não é para o mundo, mas para nós próprios. Se não formamos uma imagem global do mundo, também não podemos nos ver a nós próprios, que somos cópias fiéis deste mundo. Somente quando nos contemplamos no espelho da imagem que temos do mundo é que nos vemos de corpo inteiro. Só aparecemos na imagem que criamos. Só aparecemos em plena luz e nos vemos inteiros e complexos em nosso ato criativo. Nunca imprimiremos uma face no mundo que não seja a nossa própria; e devemos fazê-lo justamente para nos encontrarmos a nós próprios, porque o homem, criador de seus próprios instrumentos, é superior à ciência e à arte em si mesmas. Nunca estamos mais perto do segredo sublime de nossa origem do que quando nos conhecemos a nós próprios, que sempre pensamos já conhecer. Mas conhecemos melhor as profundezas do espaço do que as profundezas do nosso si-mesmo onde podemos escutar quase diretamente o palpitar da criação, embora sem entendê-la."

Do livro A Natureza da Psique, de Carl Gustav Jung


Chamada para o Dossiê – "Literatura e Humanidades em Diálogo: Caleidoscópio de Olhares"


A Revista LiteralMENTE convida pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados para submeterem manuscritos ao segundo número deste periódico no ano de 2025, referente ao dossiê temático intitulado "Literatura e humanidades em diálogo: caleidoscópio de olhares".

Tendo em vista que o caleidoscópio é um instrumento óptico que cria padrões visuais coloridos, usando espelhos e pequenos objetos que, ao refletirem a luz, formam imagens únicas e variadas a cada movimento, as obras literárias afiguram-se de modo similar, tendo em vista que elas convidam o leitor a um processo dinâmico de descoberta. Cada obra é, em si, um caleidoscópio de significados, cujos ângulos e combinações do saber promovem múltiplas formas de se olhar a escrita. Buscamos, portanto, análises e leituras que partam de múltiplos olhares, que ampliem as lentes pelas quais observamos o texto. Ao abraçar essa diversidade interpretativa, potencializamos o escopo interpretativo e a polissemia inerente à obra literária. Cada nova leitura, cada nova discussão, cada nova abordagem funciona como um giro no caleidoscópio, revelando camadas antes imperceptíveis, cores antes não vistas e formas antes não imaginadas. É nesse movimento contínuo de exploração que a literatura, assim como os padrões de um caleidoscópio, se recria e se expande infinitamente em nossa mente.

A Revista aceita colaborações vinculadas à teoria, à crítica e à história literárias relacionadas ao estudo da literatura, dialogando com as ciências da subjetividade para vislumbrar o processo de subjetivação do ser humano e os reflexos do seu itinerário na tessitura literária. Nesta edição, buscamos contribuições que explorem a literatura em diálogo com áreas afins, promovendo abordagens interdisciplinares criativas que ampliem o entendimento sobre os textos literários e seus múltiplos atravessamentos. Serão bem-vindos trabalhos que articulem a literatura com campos como filosofia, história, arte, cinema, psicanálise, sociologia, educação, estudos culturais, entre outros. Reforçamos, portanto, o caráter híbrido e expansivo da linguagem literária.

Autores(as) também podem submeter seus manuscritos às seções: Artigos de Temas Livres, Ensaios, Resenhas e Relatos de Experiência.

 

Organizadores:

Prof. Dr. João Pedro Rodrigues Santos (SEDUC-RS)

Prof.ª Ma. Cristiane Gomes Lopes (FURG)

 

Período de submissão de artigos: 30 de novembro de 2025.

Período previsto para publicação: segundo semestre de 2025.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/announcement/view/1013



TRAUMAS DA GUERRA, ESCONDERIJOS DA ALMA: A FICÇÃO (IN)FIEL DO EU NOS CÔMODOS CARCOMIDOS DO ANEXO SECRETO (ANÍMICO) DE ANNE FRANK

 

Como referenciar e acessar este artigo no original

SILVA, Frederico de Lima; RODRIGUES, Hermano de França . TRAUMAS DA GUERRA, ESCONDERIJOS DA ALMA: A FICÇÃO (IN)FIEL DO EU NOS CÔMODOS CARCOMIDOS DO ANEXO SECRETO (ANÍMICO) DE ANNE FRANK. In: Anais do VII Seminário MILBA: ¿Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência¿, 2024, UFRPE. Anais do(a) Anais do VII Seminário MILBA: ¿Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência¿. Recife: Even3, 2023. p. 1-15.  Disponível em: http://dx.doi.org/10.29327/1342624.7-1. Acesso em: dia/mês/ano.


Literatura e violência: efeitos do desmentido na contística de Rinaldo de Fernandes

 

Como referenciar e acessar este artigo no original

SILVA, F. de L. Literatura e violência: efeitos do desmentido na contística de Rinaldo de Fernandes. 204 f. 2027. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Letras, João Pessoa-PB, 2027. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11915. Acesso em: dia/mês/ano.