“Às vezes a coisa mais bonita é precisamente a que vem inesperadamente e não merecida. Por isso, é algo visto verdadeiramente como um presente.”
Anna Freud
Frederico Lima #36
"O que eu sei é que nessa brincadeirinha, eu descobri que tenho uma necessidade absurda de você, mesmo que eu só consiga supri-la te admirando de longe, e eu te odeio por isso, com todas as minhas forças, mas te amo, ironicamente, mais do que tudo."
Do livro Garota Labirinto, de Frederico Lima
Carl Gustav Jung #1
"Por toda a parte se levanta o problema de uma cosmovisão, o problema do sentido da vida e do mundo. Em nossa época, numerosas têm sido as tentativas no sentido de anular o curso do tempo e de cultivar uma cosmovisão de estilo antigo, ou seja, a teosofia ou, para empregarmos um termo mais palatável, a antroposofia. Nós temos necessidade de uma cosmovisão; em todo caso têm-na as gerações mais novas. Mas se não queremos retrogradar, qualquer nova cosmovisão deve renunciar à superstição de sua validade objetiva, e admitir que é apenas uma imagem que pintamos para deleite de nossa mente, e não um nome mágico com o qual tornamos presentes as coisas objetivas. A nossa cosmovisão não é para o mundo, mas para nós próprios. Se não formamos uma imagem global do mundo, também não podemos nos ver a nós próprios, que somos cópias fiéis deste mundo. Somente quando nos contemplamos no espelho da imagem que temos do mundo é que nos vemos de corpo inteiro. Só aparecemos na imagem que criamos. Só aparecemos em plena luz e nos vemos inteiros e complexos em nosso ato criativo. Nunca imprimiremos uma face no mundo que não seja a nossa própria; e devemos fazê-lo justamente para nos encontrarmos a nós próprios, porque o homem, criador de seus próprios instrumentos, é superior à ciência e à arte em si mesmas. Nunca estamos mais perto do segredo sublime de nossa origem do que quando nos conhecemos a nós próprios, que sempre pensamos já conhecer. Mas conhecemos melhor as profundezas do espaço do que as profundezas do nosso si-mesmo onde podemos escutar quase diretamente o palpitar da criação, embora sem entendê-la."
Do livro A Natureza da Psique, de Carl Gustav Jung
Alfred Adler #1
"As únicas pessoas normais são aquelas que você não conhece bem."
Alfred Adler
Chamada para o Dossiê – "Literatura e Humanidades em Diálogo: Caleidoscópio de Olhares"
A Revista LiteralMENTE convida pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados para submeterem manuscritos ao segundo número deste periódico no ano de 2025, referente ao dossiê temático intitulado "Literatura e humanidades em diálogo: caleidoscópio de olhares".
Tendo em vista
que o caleidoscópio é um instrumento óptico que cria padrões visuais coloridos,
usando espelhos e pequenos objetos que, ao refletirem a luz, formam imagens
únicas e variadas a cada movimento, as obras literárias afiguram-se de modo
similar, tendo em vista que elas convidam o leitor a um processo dinâmico de
descoberta. Cada obra é, em si, um caleidoscópio de significados, cujos ângulos
e combinações do saber promovem múltiplas formas de se olhar a escrita.
Buscamos, portanto, análises e leituras que partam de múltiplos olhares, que
ampliem as lentes pelas quais observamos o texto. Ao abraçar essa diversidade
interpretativa, potencializamos o escopo interpretativo e a polissemia inerente
à obra literária. Cada nova leitura, cada nova discussão, cada nova abordagem
funciona como um giro no caleidoscópio, revelando camadas antes imperceptíveis,
cores antes não vistas e formas antes não imaginadas. É nesse movimento
contínuo de exploração que a literatura, assim como os padrões de um caleidoscópio,
se recria e se expande infinitamente em nossa mente.
A Revista
aceita colaborações vinculadas à teoria, à crítica e à história literárias
relacionadas ao estudo da literatura, dialogando com as ciências da
subjetividade para vislumbrar o processo de subjetivação do ser humano e os
reflexos do seu itinerário na tessitura literária. Nesta edição, buscamos
contribuições que explorem a literatura em diálogo com áreas afins, promovendo
abordagens interdisciplinares criativas que ampliem o entendimento sobre os
textos literários e seus múltiplos atravessamentos. Serão bem-vindos trabalhos
que articulem a literatura com campos como filosofia, história, arte, cinema,
psicanálise, sociologia, educação, estudos culturais, entre outros. Reforçamos,
portanto, o caráter híbrido e expansivo da linguagem literária.
Autores(as)
também podem submeter seus manuscritos às seções: Artigos de Temas Livres,
Ensaios, Resenhas e Relatos de Experiência.
Organizadores:
Prof. Dr. João
Pedro Rodrigues Santos (SEDUC-RS)
Prof.ª Ma.
Cristiane Gomes Lopes (FURG)
Período de
submissão de artigos: 30 de novembro de 2025.
Período
previsto para publicação: segundo semestre de 2025.
Link:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/announcement/view/1013
TRAUMAS DA GUERRA, ESCONDERIJOS DA ALMA: A FICÇÃO (IN)FIEL DO EU NOS CÔMODOS CARCOMIDOS DO ANEXO SECRETO (ANÍMICO) DE ANNE FRANK
Como referenciar e acessar este artigo no original:
SILVA, Frederico de Lima; RODRIGUES, Hermano de França . TRAUMAS DA GUERRA, ESCONDERIJOS DA ALMA: A FICÇÃO (IN)FIEL DO EU NOS CÔMODOS CARCOMIDOS DO ANEXO SECRETO (ANÍMICO) DE ANNE FRANK. In: Anais do VII Seminário MILBA: ¿Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência¿, 2024, UFRPE. Anais do(a) Anais do VII Seminário MILBA: ¿Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência¿. Recife: Even3, 2023. p. 1-15. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29327/1342624.7-1. Acesso em: dia/mês/ano.
Literatura e violência: efeitos do desmentido na contística de Rinaldo de Fernandes
Como referenciar e acessar este artigo no original:
SILVA, F. de L. Literatura e violência: efeitos do desmentido na contística de Rinaldo de Fernandes. 204 f. 2027. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Letras, João Pessoa-PB, 2027. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11915. Acesso em: dia/mês/ano.