01/07/2025

O que significa Imagem do corpo para Françoise Dolto?

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 Homem, Rosto, Surreal, Imaginação

Na teoria psicanalítica desenvolvida por Françoise Dolto, a imagem do corpo, numa visão mais generalista, refere-se à representação que cada indivíduo possui em relação ao seu próprio corpo. É a forma como nos percebemos fisicamente, incluindo aspectos como nossa aparência, tamanho, forma e como nos sentimos em relação a essas características. Por compreender uma percepção mais externa em relação ao corpo, essa imagem é construída no decorrer do amadurecimento corporal humano, isto é, ao longo da vida do sujeito, sendo influenciada por aspectos como:

  • Experiências sensoriais e perceptivas: Como percebemos nosso corpo através dos sentidos (visão, tato, paladar etc.);

  • Interações sociais: Como os outros nos veem, os comentários que recebemos sobre nossa aparência e como introjetamos essas influências;

  • Idealizações culturais: Padrões de beleza e de corpo estabelecidos e difundidos cuturalmente.

  • Esquema corporal: A representação neurológica e funcional do corpo no espaço, que nos permite realizar movimentos e interagir com o ambiente. Embora relacionado, o esquema corporal é mais uma ferramenta biológica para a ação, enquanto a imagem do corpo é mais complexa e subjetiva.

A imagem do corpo pode ser mais ou menos consciente, e pode mudar ao longo do tempo, influenciada por inúmeros fatores internos e externos como a idade, doenças, mudanças de peso, aspectos culturais etc.

 

 Como referenciar esta postagem

O QUE SIGNIFICA IMAGEM DO CORPO PARA FRANÇOISE DOLTO? In: LIMA, Frederico, 2025. Disponível em: <https://www.fredericolima.com.br/2025/07/o-que-significa-imagem-do-corpo-para.html>. Acesso em: dia/mês/ano.

20/05/2025

O que significa pré-genital (prãgenital) para a psicanálise?

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Para a psicanálise, o adjetivo "pré-genital" qualifica uma variedade de fenômenos psíquicos, incluindo pulsões, organizações libidinais e fixações, que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento psicossexual, anteriores ao estabelecimento da primazia da zona genital. Durante esse período, que compreende as fases oral, anal e de latência, o investimento libidinal se concentra em zonas erógenas distintas dos órgãos genitais.

A compreensão do período pré-genital é fundamental na teoria psicanalítica, pois as experiências e as possíveis fixações nessas fases iniciais podem influenciar significativamente a formação da personalidade e a predisposição a certas neuroses na vida adulta. A análise das características pré-genitais em um paciente pode fornecer insights valiosos sobre conflitos psíquicos subjacentes e padrões de relacionamento.


08/05/2025

O que significa Reparação (Wiedergutmachung) para a psicanálise?

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O conceito de Reparação, central na teoria psicanalítica de Melanie Klein (1882-1960), descreve o esforço psíquico do indivíduo no sentido de restituir e "curar" o objeto amado dos danos imaginários infligidos por suas próprias fantasias destrutivas. Segundo Klein, na dinâmica psíquica primitiva, o indivíduo vivencia impulsos agressivos e destrutivos direcionados ao objeto primário, geralmente a figura materna. Essas fantasias de ataque geram no sujeito sentimentos de angústia e culpa depressiva, relacionados à percepção (fantasiada) de ter prejudicado o objeto essencial para sua sobrevivência emocional e física.

O mecanismo de Reparação surge como uma tentativa de aliviar essa angústia e culpa. Através de um esforço inconsciente, o indivíduo busca reconstruir e reparar o objeto materno, tanto em sua representação interna (o objeto internalizado) quanto em sua realidade externa. Esse processo reparatório fantasístico é crucial para a elaboração bem-sucedida da posição depressiva, um estágio do desenvolvimento psíquico kleiniano caracterizado pela integração do objeto bom e mau em um todo e pela capacidade de sentir preocupação pelo outro.

O sucesso da Reparação fantasística permite ao ego estabelecer uma identificação mais estável com o objeto benéfico, internalizando suas qualidades positivas e fortalecendo a sensação de segurança interna. Em outras palavras, ao reparar o objeto na fantasia, o indivíduo experiencia um alívio da culpa e fortalece sua relação interna com um objeto amado e não danificado, contribuindo para a integração do ego e a capacidade de amar e se importar com os outros de forma mais plena e realista.

Em suma, a Reparação kleiniana não se limita a um mero ato de "consertar" o dano imaginário, mas representa um processo psíquico fundamental para o desenvolvimento emocional saudável, envolvendo a elaboração da agressividade, a internalização de um objeto bom e a capacidade de sentir responsabilidade e cuidado pelo outro.


07/05/2025

Colóquio Cecília Meireles e Lúcio Cardoso

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A alma errante e fugidia do eu lírico encontra na noite escura o (pre)texto para (re)mover a pena. Num processo de eterno retorno Nietzscheano, alucina palavras de in(confidência) em estrutura introspectiva e em atmosfera política. O não-estar e o não-pertencer permitem romper um pesadelo estrutural de modelos (im)postos para explorar o psíquico e o moral. As indagações metafísicas, sociais e intimistas nas escritas de Lúcio Cardoso e Cecília Meireles brincam com a lógica por meio de estruturas simbólicas, ritmos e métricas. Às vésperas do mês dos namorados, oferecemos à Comunidade Acadêmica desfrutar "as mãos da noite quebrando os talos do pensamento."

O LIGEPSI (Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise da UFPB), em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o Programa de Pós-Graduação em Letras, o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, e o Laboratório de Estudos Literários e Psicanalíticos, realizará, no dia 28 de maio de 2025, o Colóquio Cecília Meireles e Lúcio Cardoso, evento que será promovido na modalidade híbrida (on-line e presencial), com vistas a homenagear a literatura intimista de dois dos maiores nomes da escrita ficcional brasileira, Cecília Meireles e Lúcio Cardoso.

A inscrição no Colóquio é gratuita para todas as atividades: palestras, mesas-redondas e simpósios temáticos (para apresentação de trabalhos na modalidade comunicação oral), com emissão de certificação para apresentadores e ouvintes, além da publicação, em formato e-book, dos trabalhos apresentados.

O que significa Interpretação (Deutung) para a psicanálise?

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O termo "interpretação", traduzido da expressão alemã deutung, embora extraído do vocabulário comum, adquire uma profundidade singular no contexto psicanalítico, notavelmente a partir da obra seminal de Sigmund Freud, A Interpretação dos Sonhos, alçada pelo neurologista como sendo a fundadora da sua psicoterapia. Nela, Freud estabelece a interpretação como a ferramenta metodológica central através da qual a psicanálise busca desvelar o significado subjacente, o conteúdo latente do sonho. O objetivo primordial desse esforço de decifração é trazer à luz o desejo inconsciente que se disfarça nas intrincadas narrativas oníricas de um sujeito.

Expandindo essa concepção original, o termo "interpretação" na psicanálise abrange qualquer intervenção clínica que tenha como meta auxiliar o analisando a apreender a significação inconsciente que permeia seus atos, seus discursos e suas angústias. Essa busca por compreensão não se restringe ao domínio dos sonhos, estendendo-se a diversas manifestações do inconsciente que irrompem na experiência consciente. Assim, a interpretação se aplica à análise de um dito aparentemente casual, de um lapso de linguagem revelador, de um ato falho que fornece indícios de uma intenção oculta, das resistências que obstaculizam o processo analítico, e dos intrincados fenômenos da transferência, onde padrões relacionais inconscientes são reeditados na relação terapêutica.

Em essência, a interpretação psicanalítica não se limita a uma mera tradução literal, mas envolve um processo complexo de escuta atenta, de estabelecimento de associações e de construção de sentido, sempre levando em consideração a singularidade da história e da dinâmica psíquica de cada indivíduo. Através da interpretação, o analista busca oferecer ao analisando elementos que possibilitem um novo olhar sobre seu próprio funcionamento psíquico, promovendo um maior autoconhecimento e a possibilidade de elaboração dos seus conflitos inconscientes.


27/04/2025

O que é Conteúdo Latente (latenter Inhalt)?

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O conceito de Conteúdo Latente foi desenvolvido como uma chave fundamental para desvendar os enigmas do inconsciente, especialmente no domínio onírico. Ele representa o núcleo de significações ocultas que a análise busca desenterrar por trás da superfície manifesta de uma produção inconsciente, notavelmente o sonho.

Inicialmente, o sonho se apresenta como uma narrativa visual, um fluxo aparentemente desconexo de imagens e eventos, denominado por Freud de Conteúdo Manifesto. Contudo, a lente da análise psicanalítica busca penetrar essa fachada, revelando que essa "história" imagética é, na verdade, uma elaboração, uma espécie de disfarce que protege o indivíduo do impacto direto de seus desejos e impulsos mais profundos.

Ao ser decifrado através do trabalho analítico, mediante técnicas como a livre associação e a interpretação dos símbolos, o sonho passa por uma metamorfose radical. Ele deixa de ser uma mera sequência de imagens disformes e sem uma aparente significação para se revelar como uma intrincada organização de pensamentos, um discurso carregado de significado. Essa transformação revela que, subjacente à narrativa onírica, reside a expressão condensada e deslocada de um ou múltiplos desejos inconscientes.

O Conteúdo Latente para Freud, portanto, é o verdadeiro cerne do sonho, a realização disfarçada de um desejo. Ele nos permite acessar as dinâmicas psíquicas subjacentes, as motivações ocultas e os conflitos internos que moldam nossa experiência consciente. Compreender o Conteúdo Latente é essencial para a psicanálise, pois oferece um caminho privilegiado para a compreensão da arquitetura do inconsciente e para o processo terapêutico de trazer à luz e integrar conteúdos psíquicos outrora inacessíveis.


12/04/2025

O que são Mecanismos de defesa?

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Em psicanálise, os mecanismos de defesa são estratégias psicológicas inconscientes que o ego utiliza para se proteger da ansiedade e de sentimentos dolorosos ou inaceitáveis. Eles distorcem a realidade para minimizar o conflito entre as pulsões do id (desejos primitivos), as exigências do superego (consciência moral internalizada) e as restrições do mundo externo.

Em outras palavras, quando o indivíduo se depara com pensamentos, sentimentos, impulsos ou situações que causam desconforto psíquico, os mecanismos de defesa são acionados para reduzir essa angústia e manter o equilíbrio psíquico.

É importante notar que os mecanismos de defesa são considerados normais e até necessários para a saúde mental em certas situações. No entanto, o uso excessivo ou rígido de um ou mais mecanismos pode levar a padrões de comportamento disfuncionais e até mesmo a transtornos psicológicos.

Alguns dos principais mecanismos de defesa descritos pela psicanálise incluem:

Recalcamento (ou Repressão): Exclusão de pensamentos, sentimentos ou memórias inaceitáveis da consciência para o inconsciente. É considerado o mecanismo de defesa fundamental;

Negação: Recusa em aceitar a realidade de uma situação dolorosa ou ameaçadora;

Projeção: Atribuição de sentimentos, desejos ou características inaceitáveis do próprio indivíduo a outra pessoa;

Formação Reativa: Expressar o oposto do que realmente se sente, muitas vezes de forma exagerada;

Regressão: Retorno a um estágio anterior de desenvolvimento em resposta ao estresse;

Deslocamento: Transferência de sentimentos ou impulsos de um objeto ameaçador para um objeto menos ameaçador;

Racionalização: Criação de explicações lógicas e aceitáveis para comportamentos ou sentimentos inaceitáveis;

Sublimação: Canalização de impulsos inaceitáveis para atividades socialmente aceitas e valorizadas;

Intelectualização: Abordar situações emocionalmente carregadas de forma excessivamente racional e distante, focando nos fatos e na lógica para evitar o sentimento.

Conquanto Sigmund Freud tenha sido o pioneiro na introdução do conceito de mecanismos de defesa na psicanálise, foi sua filha, Anna Freud, quem se tornou a grande estudiosa e sistematizadora desses processos.

Em seu livro seminal de 1936, O Ego e os Mecanismos de Defesa, Anna Freud expandiu e organizou as ideias do pai, descrevendo com detalhes diversos mecanismos de defesa e explorando o papel do ego na sua utilização para lidar com a ansiedade e os conflitos psíquicos.

Enquanto Sigmund Freud focou mais nos mecanismos de defesa relacionados à repressão das pulsões do id, Anna Freud dedicou-se a observar como o ego se defende de uma gama mais ampla de ameaças, incluindo as exigências do superego e a realidade externa. Ela também introduziu novos mecanismos de defesa, como a sublimação, o deslocamento, a negação e a identificação com o agressor.

Portanto, embora Sigmund Freud tenha lançado as bases para a compreensão dos mecanismos de defesa, Anna Freud é amplamente reconhecida como a grande estudiosa que aprofundou, expandiu e sistematizou esse importante aspecto da teoria psicanalítica. Sua obra continua sendo uma referência fundamental para o estudo e a prática da psicanálise.