Revista Linguística abre chamada de artigos sobre morfologia e abordagens formais

A Revista Linguí∫tica, periódico acadêmico com classificação Qualis CAPES A3, anunciou a abertura do recebimento de artigos originais para compor o Volume 23, Número 1, com publicação prevista para abril de 2027. Os pesquisadores interessados em submeter suas pesquisas inéditas têm prazo até o dia 30 de novembro de 2026.

Esta edição especial é dedicada ao tema "A morfologia e suas demandas: morfossintaxe, morfossemântica e morfofonologia em abordagens formais" e conta com a editoria convidada dos professores Alessandro Boechat de Medeiros e Rafael Berg Esteves Trianon, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A proposta central do número é reunir investigações aprofundadas sobre a estrutura interna das palavras e sua intrínseca interação com a sintaxe e a significação no âmbito da investigação linguística contemporânea.

Como vincular o ID Lattes ao identificador ORCID?

O escopo editorial contempla uma ampla gama de fenômenos teóricos e empíricos essenciais para a área. Entre os tópicos de interesse estão os ciclos morfológicos, a composicionalidade e a não composicionalidade semântica no interior das palavras, a localidade e a clara distinção entre os processos de derivação e flexão. Também são bem-vindos estudos voltados para a definição das classes de palavras, a relação entre a morfologia e a estrutura argumental, além de discussões sobre alomorfia, supleção, sincretismo, alossemia, processos de composição, morfologia não concatenativa e processos morfológicos não lineares, juntamente com temáticas correlatas.

Para a seleção dos manuscritos, serão priorizados trabalhos fundamentados em abordagens formais para o estudo da linguagem. Isso abrange desde teorias morfológicas de orientação chomskiana até análises conduzidas sob a perspectiva da Teoria da Otimalidade, privilegiando as ricas interfaces que a morfologia estabelece com a sintaxe, a semântica e a fonologia.

Os pesquisadores e estudiosos da área devem atentar-se ao prazo final de submissão, encerrado em 30 de novembro de 2026, por meio do sistema oficial da Revista Linguí∫tica.

Comentários