19/10/2026

O que significa Compulsão à Repetição para a Psicanálise?

No horizonte das nossas relações interpessoais, é comum observarmos pessoas que recaem sistematicamente nos mesmos desencontros amorosos, escolhem parceiros com dinâmicas idênticas de anulação ou se envolvem repetidamente em situações profissionais autofágicas. Diante de padrões tão nocivos, surge a pergunta sobre o que moveria o indivíduo a insistir no próprio martírio. A resposta clínica e metapsicológica para esse enigma reside no conceito fundamentado por Sigmund Freud e posteriormente reestruturado por Jacques Lacan: a compulsão à repetição.

Nos primeiros anos da clínica psicanalítica, presumia-se que a mente funcionava sob o império do princípio do prazer, um mecanismo cujo objetivo principal era manter a tensão psíquica no nível mais baixo possível. O sintoma, até então, era interpretado como uma formação de compromisso, um substituto disfarçado de um desejo reprimido que buscava satisfação indireta. Contudo, a prática clínica cotidiana começou a confrontar os analistas com fenômenos que desafiavam essa lógica hedonista. Os pacientes pareciam demonstrar uma obstinação surpreendente em reviver experiências dolorosas da infância durante o processo analítico.

O primeiro grande marco do conceito ocorreu no ensaio intitulado Recordar, Repetir e Elaborar, publicado em 1914. Nesse texto, Freud observou que o analisando, quando impedido de acessar determinado conteúdo reprimido pela via da lembrança verbalizada, não recordava o passado como uma memória consciente, mas o atuava no presente. Ele reproduzia esse conteúdo não como uma simples recordação, mas como uma ação efetiva, encenando sem saber a dinâmica infantil negligenciada. O indivíduo repetia sua história no lugar de lembrá-la, transformando a relação com o analista e com as pessoas do seu cotidiano em um palco de redenção fantasiada. Esse fenômeno, diretamente entrelaçado com a transferência clínica, mostrou que a resistência psíquica não agia apenas para esconder o passado, mas para trazê-lo à tona de forma atuarial e coercitiva.

Contudo, foi somente em 1920, com a publicação da obra revolucionária Além do Princípio do Prazer, que a investigação psicanalítica deu um salto conceitual definitivo. Impressionado com os efeitos neurológicos e psíquicos dos soldados sobreviventes da Primeira Guerra Mundial, bem como com certas brincadeiras infantis, o formulador da psicanálise percebeu que as neuroses traumáticas não se adequavam ao modelo econômico tradicional. Os sujeitos traumatizados retornavam obsessivamente, em seus sonhos e pesadelos, ao exato momento do impacto e do terror sofrido. Paralelamente, ao observar seu próprio neto brincar com um carretel de madeira preso a um barbante, lançando-o para longe e comemorando o seu retorno, Freud captou a tentativa infantil de simbolizar a ausência materna, transformando uma vivência passiva de abandono em um ato ativo de domínio.

Essas observações revelaram a existência de um impulso cego, uma força irredutível que operava de forma independente da busca por bem-estar. Ficou evidente que existia no psiquismo uma compulsão à repetição que se colocava acima do próprio princípio do prazer, revelando uma camada mais primitiva e arcaica da vida mental. Ao postular essa força, a psicanálise introduziu a dualidade entre as pulsões de vida e as pulsões de morte. Enquanto a pulsão de vida busca a ligação, a criação de sintonia e a preservação do ser, a pulsão de morte tende ao desligamento, à desintegração e ao retorno a um estado inanimado. A compulsão à repetição surge, nesse sentido, como o braço atuante da pulsão de morte, uma força silenciosa que compele o indivíduo a encenar e reencenar circuitos de dor e destruição.

Não se trata de dizer que o indivíduo deseja racionalmente o próprio sofrimento, mas sim que existe uma dimensão psíquica em que a dor gera uma satisfação de ordem inconsciente e obscura. Para explicar como o psiquismo lida com essa contradição, a psicanálise de orientação lacaniana reelaborou esse paradoxo introduzindo o conceito de gozo. Diferente do prazer convencional, que respeita limites e busca o equilíbrio, o gozo é uma satisfação pulsional excessiva, que ultrapassa a barreira do suportável e se manifesta como dor, sofrimento ou sintomas corporais devastadores. A compulsão à repetição torna-se, sob essa perspectiva, o modo primórdio pelo qual o sujeito se prende a uma modalidade de gozo que o escraviza. É uma forma de satisfação paradoxal da qual o indivíduo se queixa amargamente, mas da qual não consegue se desfazer com facilidade, pois está enraizada nas marcas primordiais da sua constituição subjetiva.

A fixação no trauma e a repetição contínua revelam uma tentativa desesperada do aparelho psíquico de dominar uma cota de excitação que não pôde ser devidamente assimilada na época em que ocorreu. Quando um evento vivenciado na infância ou em um momento de vulnerabilidade não encontra palavras ou representações simbólicas suficientes para ser processado, ele permanece como um caroço inassimilável no interior do psiquismo. O trauma age como uma cicatriz não cicatrizada, uma ferida aberta que exige energia do aparelho psíquico sem trégua. O sujeito, sem compreender as razões de suas atitudes, reedita as condições daquela experiência traumática na esperança inconsciente de dar um desfecho diferente ao enredo, mas acaba invariavelmente tropeçando no mesmo desfecho doloroso, num ciclo que se assemelha a uma estranha forma de condensação existencial.

Na vida cotidiana, a compulsão à repetição pode se expressar de maneiras extremamente sutis e disfarçadas. Vemos essa força atuar nas chamadas neuroses de destino, nas quais a pessoa parece ser perseguida por um azar implacável e crônico. São indivíduos que constroem amizades que sempre os traem, empreendedores que sistematicamente falhem às vésperas do êxito, ou pessoas que escolhem parceiros amorosos que reeditam a frieza e o abandono vividos na relação com os pais. Ao olhar de fora, parece haver uma conspiração do destino contra aquela existência, mas o olhar clínico percebe a orquestração minuciosa e inconsciente do próprio sujeito, que conduz as situações de tal modo que o resultado doloroso seja reencontrado. O sujeito vive sob a ilusão da novidade, acreditando sinceramente estar diante de um novo capítulo, quando na verdade está apenas reencenando uma velha peça cujas linhas foram escritas em sua infância.

A articulação desse mecanismo revela a força da interdição e da culpa inconsciente na vida do sujeito. Frequentemente, a repetição atua como um modo reprimido de autocastigo. Diante do sucesso, da felicidade ou da estabilidade emocional, o psiquismo movido por uma culpa arcaica pode acionar a compulsão à repetição para sabotar a realização alcançada, restaurando o estado familiar de sofrimento. Nesses casos, o sofrimento funciona como um tributo pago a um juiz interno implacável, o supereu, que exige a renúncia ao prazer consciente para manter o sujeito preso às suas cadeias originais. Trata-se de uma dívida subjetiva contínua que o indivíduo tenta quitar por meio do próprio sacrifício, sem nunca alcançar a libertação definitiva, em um ciclo contínuo de expiação.

Essa atração magnética pelo sofrimento infantil não elaborado decorre do fato de que o psiquismo prefere o sofrimento conhecido à incerteza de um modo novo de existência. O sintoma, por mais doloroso que seja, oferece uma identidade ao sujeito, uma posição estruturada no mundo. Abandonar a repetição implica atravessar o luto pelas expectativas infantis não atendidas e aceitar a falta estrutural que habita a condição humana. Mudar exige abandonar a ilusão de que um dia o passado poderá ser reescrito para alcançar um final perfeito. Enquanto o sujeito nutre a esperança inconsciente de reparar os danos originais pela via da atuação, ele permanece acorrentado ao mesmo círculo vicioso.

É precisamente nesse cenário que a clínica psicanalítica intervém. O espaço de uma análise oferece um lugar único para que o sujeito possa falar sobre o seu sofrimento e, ao fazê-lo, desarmar os gatilhos da repetição. Na transferência com o psicanalista, a compulsão à repetição é inevitavelmente convocada a se manifestar. O paciente tenta transformar o analista em mais um personagem de seu drama antigo, projetando nele expectativas, rejeições e cobranças que pertenceram às suas figuras de apego primárias. No entanto, diferente dos outros atores da vida do paciente, o analista recusa o papel que lhe é oferecido na encenação. Ao invés de redefinir ou reagir à provocação inconsciente da mesma forma que os outros reparam, o analista acolhe a manifestação, aponta a sua recorrência e oferece a escuta.

Essa mudança de atitude por parte do profissional rompe o circuito fechado da repetição. A intervenção analítica visa transformar o ato cego em palavra, permitindo que aquilo que antes era atuado sem pensar possa ser finalmente nomeado, sentido e elaborado. Quando o sujeito consegue colocar em palavras a dor original que motivava o movimento compulsivo, a necessidade de repetir começa a perder a sua força avassaladora. O processo de cura em psicanálise não significa apagar o passado ou prometer uma vida isenta de conflitos, mas em libertar o sujeito da obrigação inconsciente de reviver eternamente os seus traumas. Trata-se de facultar ao indivíduo a chance de escolher novos caminhos, desatando os nós que o amarravam à sua dor primordial.

Referências Bibliográficas

  • FREUD, S. Além do princípio de prazer. 1. ed. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2020.
    Comprar na Amazon
  • LACAN, J. O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
    Comprar na Amazon
  • BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 40. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2024.
    Comprar na Amazon
  • LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J-B. Vocabulário da psicanálise. Tradução de Pedro Tamen. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2022.
    Comprar na Amazon
  • DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2018.
    Comprar na Amazon
  • NASIO, J.-D. Por que repetimos os mesmos erros. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
    Comprar na Amazon

Comprando pelos links acima, o editor recebe uma pequena comissão pela indicação, ou seja, você ajuda o blog a permanecer no ar sem pagar nada a mais por isso. Obrigado pelo apoio!

Como citar este texto no seu trabalho (Padrão ABNT):
A carregar citação...

0 Comments:

Postar um comentário

Por favor, não use o espaço de comentários para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores.

▲
Top