Menu

09/09/2026

Revista Brasileira de Música abre chamada de artigos sobre a presença afro-diaspórica no Colonial e no Império

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música anunciaram a abertura de submissões para o dossiê temático "A presença afro-diaspórica na música brasileira: construções canônicas e circulação cultural afro-atlântica no período colonial e no Império". O volume 37, número 1 da publicação conta com a curadoria dos professores Lucas Robatto e José Maurício Brandão, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e convida docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação das áreas de música e humanidades correlatas a enviarem suas contribuições.

📖 Leia também: Quem controla a privacidade dos meus dados no ORCID?

A iniciativa busca preencher lacunas historiográficas sobre a atuação de músicos negros e a circulação de práticas afro-atlânticas que ajudaram a estruturar as identidades culturais do país. Mesmo diante do contexto traumático da escravidão e do preconceito racial no Brasil colonial e imperial, africanos e afrodescendentes desempenharam papel decisivo na criação, preservação e transformação de repertórios fundamentais. O dossiê tem como foco principal analisar como esses sujeitos históricos participaram do desenvolvimento de cânones musicais brasileiros, compreendendo a canonização não apenas como um conjunto estático de obras, mas como um processo dinâmico de seleção, legitimação e transmissão cultural.

Privilegiando uma abordagem interdisciplinar entre a musicologia, a história e as ciências sociais, a chamada estimula estudos voltados à atuação e mobilidade social dos músicos negros, à circulação e intercâmbio de gêneros e estilos entre as Américas, África e Europa, além de pesquisas focadas nos processos de canonização e na história da recepção dessas obras e intérpretes ao longo do tempo.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 5 de outubro de 2026 por meio da plataforma OJS do periódico. Aceitam-se artigos originais e inéditos redigidos em português, inglês ou espanhol, desde que rigorosamente adequados às normas e diretrizes de submissão do periódico.

Compartilhe:

Apoie o Blog com um PIX ☕

Se este conteúdo te ajudou, considere fazer uma contribuição de qualquer valor para manter o projeto no ar!

Chave PIX:
QR Code PIX Escaneie para doar

0 Comments:

Postar um comentário

Por favor, use o espaço de comentários para responder ao post! Não utilize para promover spam, ódio, conteúdos ilegais ou ofender outros leitores.

Leitores pelo mundo

Flag Counter

Aviso ético:

Este blog possui caráter exclusivamente educativo e informativo, não substituindo, sob nenhuma hipótese, o acompanhamento psicanalítico, a consulta psicológica ou o tratamento psiquiátrico individualizado. As análises e textos publicados visam a difusão teórica e o debate cultural, sem pretensão de oferecer diagnósticos ou suporte a crises emocionais, situações que exigem a busca por serviços de saúde especializados.

Copyright © Frederico Lima | Powered by Blogger

Design by Anders Norén | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com