Revista Ártemis abre chamada para dossiê sobre ecofeminismo, territorialidades e literatura
A Revista Ártemis está com submissões abertas para o dossiê "Ecofeminismo(s) e territorialidades: olhares sobre espaços, corpos e subjetividades na literatura", organizado pelas professoras Edilane Ferreira da Silva, da Universidade de Pernambuco, e Izabel de Fátima de Oliveira Brandão, da Universidade Federal de Alagoas. O volume busca reunir pesquisas acadêmicas e críticas literárias que investiguem as múltiplas configurações territoriais a partir de um viés interdisciplinar, consolidando o ecofeminismo como um campo fundamental para compreender as relações entre gênero, poder e natureza.
O foco da publicação está na análise de obras literárias, com preferência para aquelas de autoria feminina e que tragam o protagonismo de mulheres ou de outras minorias em diferentes contextos culturais. O dossiê acolhe trabalhos que problematizem a noção de espaço e a atuação humana, englobando desde experiências afro-brasileiras e indígenas em sua relação com a terra até conceitos como a transcorporalidade entre corpos humanos e mais-que-humanos. Também há espaço para reflexões sobre práticas alimentares, cuidados com o corpo, dimensões espirituais e os territórios existenciais de subjetividade propostos pela teoria de Félix Guattari.
A iniciativa reforça o papel da literatura como um campo estratégico de reflexão diante das urgências do presente. Pesquisadoras e pesquisadores são convidados a submeterem seus artigos científicos e ensaios que articulem as complexas teias entre gênero, territorialidade e materialidade, contribuindo para a expansão desse debate teórico essencial.
Mais informações: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/announcement/view/1087