Revista (Con)Textos Linguísticos abre chamada para dossiê sobre Pragmática

A conceituada publicação (Con)Textos Linguísticos anuncia a abertura de submissões para seu volume 20, número 45, que apresentará uma edição temática dedicada ao universo das Pragmáticas. Organizado pelos pesquisadores Maria da Penha Pereira Lins (UFES), Rosani Marlow (UFES) e Fábio Rauen (UNISUL), o dossiê busca reunir contribuições acadêmicas que explorem a Pragmática como uma atividade sociocognitiva essencial para a compreensão dos processos de interpretação e das práticas comunicativas em diversos contextos.

A proposta do número temático abrange tanto fenômenos clássicos quanto contemporâneos da área. Os organizadores demonstram interesse em trabalhos que discutam temas como atos de fala, pressuposição, estratégias de (im)polidez, teoria da relevância, além de estudos sobre o humor, a emoção e a incongruência. Dada a natureza interdisciplinar da disciplina, o dossiê acolhe artigos que analisem processos inferenciais em variados suportes, desde interações institucionais e contextos interculturais até as dinâmicas das mídias digitais, incentivando um diálogo plural entre diferentes tradições teóricas.

Os pesquisadores interessados em contribuir para este debate devem realizar suas submissões exclusivamente pelo sistema da revista. É fundamental que os autores indiquem, no campo destinado aos "Comentários para o editor", que o texto se destina especificamente a esta edição temática. O prazo para o envio dos trabalhos foi prorrogado até o dia 15 de maio de 2026, representando uma excelente oportunidade para a divulgação de pesquisas que aprofundem o entendimento sobre os múltiplos enquadramentos da linguagem em uso.

Mais informaçõeshttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/announcement/view/723

Revista (Con)Textos Linguísticos abre chamada para dossiê sobre Pragmática Rating: 4.5 Diposkan Oleh: Frederico Lima

Recomendações de Leitura

Capa Livro 1
Normas da ABNT: Comentadas para Trabalhos Científicos
Jamil Ibrahim Iskandar
Ver na Amazon
Capa Livro 2
Análise Qualitativa de Dados. Variáveis Categóricas
Marcelo Suarez Saldanha
Ver na Amazon
Capa Livro 3
Metodologia do trabalho científico
Antônio Joaquim Severino
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Metodologia do Trabalho Científico
Eva Maria LAKATOS e Marina de Andrade MARCONI
Ver na Amazon

COMO CITAR ESTE POST:

SILVA, Frederico de Lima. Revista (Con)Textos Linguísticos abre chamada para dossiê sobre Pragmática. Blog Frederico Lima, Pilar-PB, .... Disponível em: https://www.fredericolima.com.br/2026/05/chamada-dossie-pragmatica-contextos.html. Acesso em: .

0 Post a Comment:

Postar um comentário