Frederico Lima

O resumo deve ter parágrafos? O que diz a ABNT (6028:2021)?

A elaboração de um resumo documental, segundo a normalização técnica brasileira, exige precisão terminológica e a observância de estruturas formais rígidas. A principal baliza para este tema é a ABNT NBR 6028, que estabelece os requisitos para a redação e apresentação de resumos.

A Estrutura do Resumo e o Parágrafo Único

De acordo com a norma NBR 6028, o resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e, crucialmente, constituir um parágrafo único. A normativa desencoraja a divisão do texto em múltiplos parágrafos, pois o objetivo é fornecer uma visão unificada e coesa do conteúdo. A fragmentação em parágrafos ou o uso de tópicos enumerados descaracteriza a natureza sintética do gênero textual, que deve priorizar a continuidade do fluxo informativo para facilitar a leitura rápida e a recuperação da informação.

Terminologia e Redação Técnica

O rigor terminológico é fundamental na construção deste elemento pré-textual. O texto deve ser redigido em voz ativa e na terceira pessoa do singular, evitando-se adjetivações desnecessárias ou julgamentos de valor. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento, seguida pela indicação da categoria do trabalho (se é uma pesquisa experimental, um estudo de caso, uma revisão bibliográfica, etc.). Devem ser explicitados, de forma contínua, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões mais relevantes do estudo original.

Palavras-chave e Extensão

Logo abaixo do texto do resumo, é obrigatória a inclusão das palavras-chave (ou descritores). Segundo a norma, elas devem ser antecedidas pela expressão "Palavras-chave:" e separadas entre si por ponto, sendo também finalizadas por ponto. Quanto à extensão, a ABNT define limites específicos baseados na tipologia do documento: para trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) e relatórios técnico-científicos, o resumo deve ter de 150 a 500 palavras; para artigos de periódicos, de 100 a 250 palavras; e para indicações breves, de 50 a 100 palavras. O não cumprimento dessa estrutura de parágrafo único e dos limites de extensão compromete a conformidade do trabalho científico perante as bancas examinadoras e indexadores bibliográficos.

Avatar

Sobre o autor

Frederico Lima é Doutor em Letras pela UFPB, com experiência em Metodologia do Trabalho Científico e na editoração digital de periódicos/revistas científicas.