BLOG FREDERICO LIMA

Sua fonte de informação sobre chamadas para publicação em periódicos.


Chamada Literatura 2026 - Revista Soletras abre chamada para dossiê sobre desigualdades sociais na ficção contemporânea

Logo Revista Soletras

A Revista Soletras anunciou a abertura de submissões para o seu número 56, referente ao quadrimestre de setembro a dezembro de 2026. O novo número trará como tema central o dossiê "Classe, raça, etnia e gênero: representações das desigualdades sociais na ficção contemporânea", propondo um debate profundo sobre como a literatura atua como espaço de resistência e visibilidade em um mundo marcado por assimetrias.

A organização da edição está a cargo dos professores Diana Trindade Drumond (University of Georgia), Luiz Manoel da Silva Oliveira (UFSJ) e Shirley de Souza Gomes Carreira (UERJ, CNPq/FAPERJ).

A Literatura como Espaço de Disputa Simbólica

Segundo a chamada da revista, a ficção atual não apenas retrata os conflitos do mundo moderno, mas intervém diretamente na percepção e na subversão de hierarquias históricas. Ao utilizar estratégias como a estrutura narrativa e a composição de personagens, os autores conseguem dar voz a experiências de exclusão, questionando conceitos de cidadania e pertencimento.

O dossiê parte da premissa de que a literatura pode ser uma ferramenta de denúncia e crítica, sem abrir mão do rigor estético e formal que caracteriza a produção literária de qualidade.

Eixos Temáticos e Linhas de Pesquisa

Os organizadores convidam pesquisadores a enviarem artigos originais que explorem a ficcionalização das desigualdades a partir de diversas perspectivas teóricas. Os trabalhos devem se enquadrar em eixos como:

  • Abordagens interseccionais da desigualdade
  • Migração, deslocamentos e experiências fronteiriças perpassadas pela desigualdade
  • Periferias, segregação socioespacial e acesso desigual à cidade
  • Classe social, trabalho e precarização.
  • A desigualdade social em romances históricos.
  • Racismo estrutural e processos de racialização como instrumentos de manutenção da desigualdade.
  • Gênero, sexualidades e dissidências sexuais como eixos de hierarquização social e
  • Estratégias revisionistas de obras literárias canônicas produzidas sob a égide de marcadores de discriminação interseccional.

O objetivo final é reunir contribuições que iluminem como a ficção produz conhecimento sensível e crítico, oferecendo novas leituras para experiências que foram, historicamente, marginalizadas.

Cronograma e Submissões

Pesquisadores interessados em contribuir para esta edição devem estar atentos aos prazos e procedimentos:

Recomendações de Leitura

Capa Livro 1
Normas da ABNT: Comentadas para Trabalhos Científicos
Jamil Ibrahim Iskandar
Ver na Amazon
Capa Livro 2
Análise Qualitativa de Dados. Variáveis Categóricas
Marcelo Suarez Saldanha
Ver na Amazon
Capa Livro 3
Metodologia do trabalho científico
Antônio Joaquim Severino
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Metodologia do Trabalho Científico
Eva Maria LAKATOS e Marina de Andrade MARCONI
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Letramento acadêmico: prática de pesquisa e produção textual na universidade
Luana Lopes Amaral et al.
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Como escrever artigos científicos: Sem arrodeio e sem medo da ABNT
Italo de Souza Aquino
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Truques da escrita: Para começar e terminar teses, livros e artigos
Howard S. Becker
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Como escrever bem: O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção
William Zinsser
Ver na Amazon
Capa Livro 4
A arte da tese (edição de bolso)
Michel Beaud
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Como produzir textos acadêmicos e científicos
Ada Magaly Matias Brasileiro
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Escrita científica descomplicada: como produzir artigos de forma criativa, fluida e produtiva
Aldo Fontes-Pereira
Ver na Amazon
Capa Livro 4
Produção Textual na Universidade
Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges
Ver na Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário