Revista Signótica abre chamada para dossiê sobre Educação Literária no Brasil e em Portugal

Revista Signótica


A revista Signótica anunciou a abertura do período de submissões para o seu Volume 39, que trará o dossiê temático "A educação literária no Brasil e em Portugal". Organizado pelos professores Flávio Camargo (UFG) e Carlos Ceia (UNL – Portugal), o volume busca reunir pesquisas que lancem luz sobre os desafios e as práticas do ensino de literatura nos dois países.

Texto da chamada

A proposta deste dossiê surge de inquietações diversas relacionadas à educação literária no Brasil e em Portugal, de modo a reunir um conjunto de reflexões que envolvam o ensino de literatura e a formação (inicial e continuada) de professores. Nesse sentido, o dossiê acolherá artigos que abordem questões relacionadas ao ensino de literaturas de língua portuguesa, com ênfase na recepção literária em contextos escolares e extraescolares; ao ensino e à formação de leitores; às práticas de leitura e/ou às abordagens metodológicas do texto literário em sala de aula; à formação inicial e continuada de professores de literatura, com foco nos processos formativos nos cursos de Letras e nos desafios enfrentados, decorrentes de uma formação considerada deficitária tanto no ensino básico quanto no ensino superior.

Prazos e Submissão

Os pesquisadores interessados em contribuir devem realizar o envio dos trabalhos diretamente pelo sistema da revista. É imprescindível que os autores sigam rigorosamente as normas de formatação e diretrizes disponíveis na seção "Submissões" do site da Signótica.

  • Prazo final para envio: 30 de maio de 2026.
  • Previsão de publicação: Janeiro de 2027.

Nenhum comentário:

Postar um comentário