O que é CONJUNÇÃO?

A conjunção é uma classe de palavras invariáveis cuja principal função é conectar orações ou termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação lógica, que pode ser de dependência ou de simples coordenação. Expressões formadas por mais de uma palavra que exercem essa mesma função são chamadas de locuções conjuntivas. As conjunções são classificadas em dois grandes grupos: coordenativas e subordinativas.

As conjunções coordenativas ligam orações que são sintaticamente independentes ou termos que possuem a mesma função. Elas se subdividem em cinco tipos principais, de acordo com a relação que estabelecem: Aditivas (adição, ex: e, nem), Adversativas (oposição/contraste, ex: mas, porém, todavia), Disjuntivas ou Alternativas (alternância/escolha, ex: ou...ou, ora...ora), Conclusivas (conclusão/consequência, ex: logo, portanto, pois depois do verbo) e Explicativas (explicação/justificativa, ex: porque, que, pois antes do verbo).

As conjunções subordinativas ligam uma oração dependente (subordinada) a uma oração principal. Elas se dividem em Integrantes (que, se), que introduzem orações que exercem funções sintáticas próprias do substantivo (sujeito, objeto, etc., podendo ser substituídas por isso/isto/aquilo), e em Adverbiais, que introduzem orações com valor de advérbio, expressando uma circunstância. As Adverbiais são classificadas semanticamente em Causais (causa, ex: porque, já que), Comparativas (comparação, ex: como, que), Concessivas (fato contrário que não impede a ação principal, ex: embora, ainda que), Condicionais (hipótese/condição, ex: se, caso), Conformativas (conformidade, ex: conforme, como), Consecutivas (consequência, ex: que precedido por tão/tanto/tal), Proporcionais (simultaneidade/proporção, ex: à medida que, à proporção que), Temporais (tempo/momento, ex: quando, enquanto) e Finais (finalidade/objetivo, ex: para que, a fim de que). O reconhecimento da função exata de uma conjunção depende frequentemente da sua capacidade de substituição pela conjunção típica daquela categoria, ou da análise do modo verbal na oração que ela introduz.

Minha Foto

Frederico Lima é graduado, mestre e doutor em Letras pela UFPB. Possui trabalhos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros e anais de eventos.

LEIA MAIS...