O que é VERBO na Língua Portuguesa?
Em português, os verbos se organizam em três conjugações de acordo com sua vogal temática: primeira (vogal a, ex: amar), segunda (vogal e, ex: vender, incluindo o verbo pôr e seus compostos por derivação do latim ponere), e terceira (vogal i, ex: partir).
Os verbos são classificados quanto à transitividade da ação em:
Transitivos: Exigem um ou mais objetos para completar o sentido (diretos, indiretos ou diretos e indiretos).
Intransitivos: Designam ações que não afetam outros indivíduos, sem exigência de objeto (ex: andar).
De Ligação (Copulativos): Não expressam ação, apenas ligam o sujeito a uma característica (predicativo do sujeito, ex: ser, estar, parecer).
Impessoais: Designam ações involuntárias, geralmente fenômenos da natureza, e não possuem sujeito (ex: chover, haver no sentido de existir).
Quanto à morfologia, classificam-se em:
Regulares: Flexionam-se seguindo os paradigmas da sua conjugação (amar, vender, partir).
Irregulares: Sofrem modificações no radical ou nas terminações (caber, medir).
Anômalos: São muito irregulares, com radicais frequentemente diferentes nas conjugações (ir, ser).
Defectivos: Não têm conjugação completa (reaver, falir).
Abundantes: Apresentam mais de uma forma de conjugação, quase sempre no particípio (encher, fixar).
A flexão verbal se dá nas categorias de pessoa (1ª, 2ª, 3ª), número (singular e plural), tempo (presente, pretérito, futuro), modo (indicativo, conjuntivo/subjuntivo, imperativo) e aspecto (perfectivo, durativo, etc.). O português também expressa a voz de forma analítica: ativa (sujeito pratica a ação), passiva (sujeito sofre a ação) e reflexiva (sujeito pratica e sofre a ação).
Por fim, existem as formas nominais que não se vinculam ao modo nem, em geral, à pessoa:
Infinitivo: Representa a ação em sua forma pura (ex: amar, vender, partir).
Gerúndio: Indica a ação em continuidade (ex: amando, vendendo, partindo).
Particípio: Representa a ação concluída (ex: amado, vendido, partido).
Frederico Lima
Graduado, mestre e doutor em Letras pela UFPB, com trabalhos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros e anais de eventos. Possui experiência em metodologia do trabalho científico e editoração de revistas científicas.